segunda-feira, 22 de julho de 2013

O QUE É SUSTENTABILIDADE?

“Sustentabilidade significa apto ou passível de sustentação, já “sustentado” é aquilo que já tem garantida a sustentação. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.” 
Não vou aqui questionar se esta ou aquela empresa é SUSTENTÁVEL, mas SE sustentabilidade “… é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo”. A BBOM é SUSTENTÁVEL; porque NÃO depende do MMN para permanecer no mercado por médio e longo prazo.
POR QUÊ? Porque a BBOM, faz parte de um GRUPO chamado EMBRASYSTEM, formado por diversas empresas nacionais que ANTES de constituírem esta nova empresa – BBOM – já atua há mais de 16 (dezesseis) anos no mercado nacional em diversos segmentos; tecnologia, prestação de serviços, industrialização de produtos químicos, suplementos alimentares, energéticos, equipamentos para a saúde, café, confecções, entre outras. Operando normalmente, pagando seus impostos, gerando empregos e renda para milhares de famílias durante 16 (dezesseis) anos ininterruptos.
E agora, nesta ONDA do que é FRAUDE, PIRÂMIDE, LEGAL, ÉTICO e MORAL, é como se TODAS AS EMPRESAS deste GRUPO nunca existissem. Mantiveram-se no mercado nacional por 16 (dezesseis) anos sem TER FATURAMENTO, SEM SER SUSTENTÁVEL, NA ILEGALIDADE, NA IMORALIDADE e dando GOLPES em MILHARES DE PESSOAS ao longo de todos esses anos, esperando somente ESTA OPORTUNIDADE de ABRIR outra empresa PARA TIRAR MAIS DINHEIRO dos CIDADÃOS BRASILEIROS. 
Faturar em cima da DESGRAÇA alheia alguns bilhões de reais e mandar o mais que puderem para alguns paraísos fiscais pelo mundo e depois, DESARMAR AS BARRACAS, FECHAR OS ESCRITÓRIOS DE FACHADA, DAR UMA BANANA PARA OS OTÁRIOS BRASILEIROS e CURTIR A VIDA em algum lugar deste planeta, só aguardando por mais 16 (dezesseis) anos para dar um NOVO GOLPE. Isto é possível? Para as “mentes brilhantes” SIM, isto é possível e até previsto.
De acordo com o Sebrae, “de cada dez empresas que abrem, seis fecham em cinco anos de vida. Um dos principais desafios de um empreendimento, para que o empresário fuja dessa estatística, é a perfeita administração do capital de giro.” Se esta estatística é real no nosso país, como este grupo permanece há mais de 16 (dezesseis) anos no mercado?
 me tornei “analítico”, gosto de “números” e “dados”. Sempre vou “atrás” de dados reais, nunca ouço e “replico” simplesmente. Vamos analisar os “dados” deste grupo para conhecer de onde provém a sua SUSTENTABILIDADE. Não vou aqui levantar dados sobre as demais empresas do grupo, mas especificamente de uma, a UNEPXMIL 48 HORAS.
Em 2002 inaugurou a sua primeira LOJA/FÍSICA no sistema de FRANQUIAS de assistência veicular, hoje, 11 (onze) anos depois, já conta com mais de 1.790 (um mil setecentos e noventa) LOJAS/FÍSICAS franqueadas, as quais a taxa de franquia cobrada pela UNEPXMIL é de 40 a 120 mil reais por LOJA.
Obtendo em média – 60 mil por loja – só de TAXA DE FRANQUIA a UNEPXMIL já faturou ao longo desses 11 (onze) anos de atividade, mais de 110 (cento e dez) MILHÕES DE REAIS. Só para PERMITIR que um empresário use do know-how e venda os serviços oferecidos por esta empresa. Esse montante se for dividir proporcionalmente pelo tempo de atividade desta franquia, só ai já garante uma renda de R$ 830.000,00 (oitocentos e trinta mil reais) MENSAIS. SEM REALIZAR NENHUMA VENDA DE PRODUTOS OU SERVIÇOS. 
Em entrevista cedida pelo presidente do grupo – senhor João Francisco de Paulo – as franquias rendem  para o GRUPO, cerca de R$ 730.000.000,00 (setecentos e trinta milhões de reais) POR ANO, só com a VENDA de SERVIÇOS e o COMODATO dos RASTREADORES.

E ESTA EMPRESA NÃO É SUSTENTÁVEL?